Mujica convoca para evento em Montevidéu pelo ‘combate do futuro’


Senador Pepe Mujica (foto: Mídia Ninja)

Senador Pepe Mujica (foto: Mídia Ninja)

A capital uruguaia sedia, desta quinta-feira (16) até sábado (18), o Encontro de Montevidéu, como parte da Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo. Em vídeo divulgado no Facebook, o senador e ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica convocou “organizações sociais, correntes sindicais e partidos políticos que lutam pela igualdade e liberdade na América Latina”.

Mujica ressaltou que muitas dessas organizações participaram das lutas que derrotaram as pretensões dos Estados Unidos de criar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) em 2005. Segundo ele, é necessária a defesa ante o mundo transnacional e a crescente desigualdade, contra as ameaças à  soberania, ao equilíbrio ecológico e a falta de oportunidades aos jovens.

De acordo com o ex-presidente uruguaio, “a proposta (do evento na capital uruguaia) é fazer um balanço, traçar perspectivas, tentar caminhar para uma realidade melhor do que a atual e fazer o combate do futuro”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era anunciado como presença “a confirmar” para uma das mesas que ocorreu na última quinta-feira(16), mas o Instituto Lula informou que ele não estará no evento. Participam ainda representantes da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela, da instituição argentina Mães da Praça de Maio, e da CUT (com Beatriz Cerqueira, presidenta da central em Minas Gerais), entre outras inúmeras entidades. (pulsar/rba)

Faça um comentário

+ 46 = 48