Farc anunciam transformação em movimento político


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram que estão prontas para abordarem e discutirem os processos que permitam a sua transformação em um movimento político. De acordo com o chefe negociador das Farc, Iván Márquez, o grupo entregou aos diplomatas do governo um pacote com uma série de propostas básicas, que se encontram à espera de uma conclusão. Ao mesmo tempo fazem tratados para chegarem a um consenso sobre o cessar fogo e a deposição das armas.

O ciclo 42º dos Diálogos de Paz entre as Farc e o governo colombiano será realizado entre 28 de setembro e 8 de outubro, em Havana, capital de Cuba.

As Farc e o governo colombiano iniciaram um processo de paz em novembro de 2012, para colocar fim a um conflito armado que deixou aproximadamente quase cinco milhões de deslocados e pelo menos 600 mil mortos. Enquanto está vigente a trégua unilateral, anunciada pelo movimento no último dia 20 de julho, prorrogada em 20 de agosto por tempo indeterminado, o Exército colombiano realiza operações militares contra as posições da insurgência.

No último dia 18, as Farc cobraram do governo do presidente Juan Manuel Santos o respeito aos acordos conquistados em Havana, para selar a paz no país sul-americano. (pulsar/adital)

Faça um comentário

13 + = 21