Programa Cataforte promete beneficiar catadores com investimento de 200 milhões de reais


(foto: Elizabeth Nader/Prefeitura de Vitória)

(foto: Elizabeth Nader/Prefeitura de Vitória)

A presidente Dilma Rousseff anunciou, na última quarta-feira (3), durante a Celebração de Natal com os Catadores, que vai apoiar o estabelecimento de redes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Será a terceira edição do Programa Cataforte, que terá um investimento de 200 milhões de reais, com o objetivo de facilitar a inserção de cooperativas no mercado da reciclagem no país.

Para a presidente, o fortalecimento das cooperativas é importante para garantir eficiência no trato dos resíduos sólidos, combatendo a ideia de manter lixões e incineradores de lixo em funcionamento, ao mesmo tempo em que cria renda e movimenta o mercado interno brasileiro.

Dilma afirmou que as cooperativas de catadores são mais sustentáveis do que os incineradores e colaboram para o aumento da renda dos trabalhadores que vivem da reciclagem.

Além do investimento, Dilma anunciou que vai expandir o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), criando duas mil novas vagas em formação voltada aos profissionais da reciclagem. (pulsar/rba)

Faça um comentário

46 − = 40