Iniciativa de estudantes da UFF fomenta o uso da bicicleta como meio de transporte


Bicicleta e Companhia (logo: divulgação)

Bicicleta e Companhia (logo: divulgação)

A mobilidade urbana é uma questão que cada vez mais está presente nas grandes cidades. E foi pensando nas novas formas de se deslocar pelos espaços públicos que estudantes de Jornalismo do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), da Universidade Federal Fluminense (UFF), idealizaram o programa Bicicleta e Companhia.

O objetivo principal da produção de mídia sonora, que também atende às características de Podcast, é divulgar iniciativas e ações executadas por grupos de ciclistas nos centros urbanos, em busca de cidadania e reconhecimento do seu espaço no trânsito.

O programa também promove, junto aos ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte diário, a educação para um trânsito seguro. Nesse sentido, de maneira atrativa e utilizando os elementos do rádio, o Bicicleta e Companhia busca a conscientização dos condutores de automóveis em relação ao respeito às regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o reconhecimento de ciclistas e pedestres como cidadãos participantes do trânsito da cidade.

Marcelo Santos, tem 54 anos, é sonoplasta do estúdio do IACS e integrante da equipe do programa. Santos depois de 22 anos sem pedalar resolveu utilizar a bike como meio de transporte. Há dois anos ele pedala diariamente para o trabalho. Ele contou à Pulsar que a sugestão do programa foi sua e os estudantes gostaram da ideia e se envolveram na produção. De acordo com Santos, a intenção dos alunos é estruturar o programa em forma de projeto para apresentar em Congressos Acadêmicos.

Neste primeiro podcast, a equipe do programa Bicicleta e Companhia, conta um pouco da história deste veículo movido pela propulsão humana. Muitas curiosidades estão presentes neste programa que traça uma cronologia da famosa ‘magrela’.

A iniciativa não tem interesses financeiro, político ou partidário. A ideia da equipe é compartilhar com o maior número de rádios comunitárias, livres e universitárias. O programa é transmitido toda a segunda quinzena do mês pela webradio da UFF ‘Nas Ondas do IACS’. A Pulsar Brasil também é um canal de divulgação. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o facebook do programa Bicicleta e Companhia.  (pulsar)

Audios:

Faça um comentário

60 − 52 =