TRE do Amazonas define hoje data da eleição para governador e vice


Governador do Amazonas, José Melo (Pros) (foto: reprodução)

Governador do Amazonas, José Melo (Pros) (foto: reprodução)

A data provável da eleição suplementar para governador do Amazonas é 6 agosto. Caso haja segundo turno, será no último domingo do mês, 28 de agosto.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas ainda precisa bater o martelo sobre o calendário eleitoral, o que deve ocorrer nesta sexta-feira (12). Mas essa data já está aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O diretor-geral do TRE, Messias Andrade, afirmou à Radioagência Nacional que o orçamento da eleição ficou definido em 18 milhões e meio de reais, considerando os dois turnos.

Segundo Messias, também foi pré-aprovado o calendário eleitoral com todos os prazos a serem seguidos, desde a convenção, registro de candidatura e encerramento do cadastro, mas ainda não foi divulgado. Por se tratar de uma eleição suplementar, esses prazos serão reduzidos.

A eleição no Amazonas deve envolver mais de 8 mil pessoas, entre servidores e colaboradores, e serão utilizadas mais de 7 mil urnas eletrônicas.

No último dia 4, o Tribunal Superior Eleitoral cassou, por 5 votos a 2, os mandatos do governador do Amazonas, José Melo (Pros) e Henrique Oliveira (Solidariedade) por compra de votos nas eleições de 2014.

A corte determinou o afastamento dos dois políticos do cargo e a posse imediata do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, David Almeida (PSD), para um mandato interino, até a realização de uma nova eleição direta. (pulsar)

*Informação da Radioagência Nacional

Faça um comentário

65 − = 57