Governo colombiano e FARC divulgam acordo de paz


pazcolombia

(foto: reprodução)

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) divulgaram, pela primeira vez, os três acordos parciais alcançados no atual processo de paz.

O resultado do diálogo, que já dura 22 meses e tenta por fim ao conflito colombiano, está disponível no site mesa de conversaciones. O documento contempla acordos no que tange a participação política, as questões de terra e as drogas ilícitas.

Segundo o chefe da delegação de paz do governo colombiano, Humberto de la Calle, a iniciativa de trazer à público os textos tem como principal objetivo a transparência política e o fim das especulações sobre o que foi acordado.

Já o representante das FARC, Pablo Catatumbo, ressaltou que o tema da doutrina da segurança nacional ainda precisa de avanços. Segundo Catatumbo, as FARC exigem a desmilitarização da sociedade e do Estado que requer a paz.

Após o anúncio, a classe política colombiana comemorou a divulgação dos acordos do processo de paz.  A decisão  também foi bem recebida pelo Secretário-Geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper. (pulsar/agencia púlsar)

Faça um comentário

81 + = 86