Vila Autódromo se mobiliza para construção de creche neste sábado (12)


(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

Neste sábado (12), a partir das 10 horas da manhã, os moradores da Vila Autódromo darão início à organização e delimitação do terreno que será ocupado pela futura creche da comunidade. A Vila Autódromo está localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro e há 40 anos é símbolo de resistência e luta pelo direito à moradia. São mais de 20 anos vivendo sob a ameaça da remoção, pelos mais diferentes motivos, mas com a proximidade dos Jogos Olímpicos a situação é cada vez mais preocupante.

De acordo com Nathália Silva, moradora da comunidade há mais de 20 anos, a creche é fruto do Prêmio Urban Age do Deutsche Bank, recebido no final de 2013 pelo projeto Plano Popular da Vila Autódromo, elaborado pelos moradores em parceira com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UFF (Universidade Federal Fluminense). O prêmio foi recebido em dinheiro e desde a candidatura o desejo dos moradores era reverter o valor na construção da creche.

A moradora lembra que a Vila Autódromo continua sua resistência contra as tentativas de remoção e todos os apoiadores da causa ou pessoas interessadas em conhecer melhor essa história estão convidados a participarem da atividade deste sábado.

Segundo Nathália, além da atividade marcada, os moradores realizam desde a última quarta-feira (9) um protesto contra a entrada de caminhões e tratores nas ruas da comunidade. Para ela esta é a única forma de os moradores serem ouvidos quanto a situação recorrente de canos quebrados, falta de energia e boeiros abertos. Problemas que se tornam ainda piores em época de chuva. (pulsar)

Audios:

Faça um comentário

7 + 2 =