Uruguai legaliza cultivo da maconha


plantação de maconha (foto:tudosimehistória)

plantação de maconha (foto:tudosimehistória)

Na última terça-feira (10) o Senado  do Uruguai aprovou, por 16 votos a 13, a liberação da venda e do cultivo da maconha no país. O texto segue para a sanção do presidente José “Pepe” Mujica, que é um dos defensores da lei.

De acordo com o jornal El Pais, o prazo para a regulamentação do projeto de lei é de 120 dias a partir da assinatura de Mujica. As atividades de plantio e venda da maconha devem começar em abril de 2014. A substância deve ser comercializada a um dólar, ou seja 2 reais e 61 centavos o grama.

O projeto prevê que o cultivo para consumo próprio será permitido até o limite de seis plantas por pessoa, com produção total de 480 gramas por ano. O consumo da maconha no Uruguai será liberado apenas para maiores de idades e residentes do país. Publicidades da substância ficam proibidas.

A Organização  das Nações Unidas (ONU) já se manifestou contrária ao projeto. Segundo Raymond Yans, presidente da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), a lei viola a Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961 assinada por 186 países, inclusive o Uruguai, que contempla o uso da cannabis apenas para fins médicos e científicos. (pulsar/opera mundi)

Faça um comentário

+ 82 = 91