Seminário debate a importância do espectro livre no Brasil


seminário-amarc

(arte: divulgação)

Nesta quinta-feira (31) começa na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), interior de São Paulo, o seminário internacional Espectro e Redes Digitais realizado pela Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc Brasil).

O encontro que ocorre entre os dias 31 e 1º de  abril reunirá  comunicadores de várias regiões  e pesquisadores de outros países com o intuito de debater e aumentar o conhecimento sobre uma discussão que ainda  encontra pouco espaço no Brasil, mas é fundamental quando se pensa em democratização dos meios de comunicação: o espectro eletromagnético.

Para o representante nacional da Amarc Brasil, Pedro Martins, o seminário que ocorre esta semana em Campinas, contribuirá também para pensar  a Rádio Comunitária no contexto da digitalização. Segundo Martins, é essencial entender como a apropriação de um tema tão técnico como o espectro pode  colaborar  para  assegurar o direito à comunicação para emissoras comunitárias e livres.

Como forma de conhecer mais sobre o tema,  o encontro contará com duas mesas de debate, a primeira sobre ‘Práticas e propostas do uso do espectro pela sociedade  civil’ e a  segunda sobre ‘desafios para políticas públicas em tempos digitais’. Além das mesas com a presença de convidados internacionais, o seminário terá oito oficinas  com temas que vão desde  rádios comunitárias como provedores de internet até rádio digital e telefonia comunitária.

O encontro ocorrerá  a partir das oito e meia da manhã  na  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nos dias 31 e 1º de abril. No primeiro dia, as atividades ocorrerão no  Instituto de Estudos da Linguagem e, no segundo, no Plenário José Matosinho.

A  entrada será gratuita. Para garantir a participação nas oficinas oferecidas, a organização do encontro solicita a inscrição pelo site do evento. Para saber toda a programação do Seminário Internacional Espectro e Redes Digitais, clique aqui. (pulsar)

Audios:

Faça um comentário

− 3 = 2