Seminário debate a concentração da mídia no Brasil


(arte: divulgação)

(arte: divulgação)

O tema do direito à comunicação estará no foco do seminário Donos da Mídia: dados e impactos, que ocorrerá nesta sexta-feira (19) na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encontro será um espaço para debater a concentração midiática no Brasil e as relações prejudiciais entre políticos e meios de comunicação.

De acordo com Bruno Marinoni, um dos organizadores  do evento e integrante do Coletivo Brasil de Comunicação – Intervozes, o seminário reunirá as duas linhas de pesquisa que  têm pautado o estudo no campo da comunicação e política nos últimos anos no país: a propriedade da mídia e o coronelismo eletrônico. Para  Marinoni, estes são dois dos principais fatores da concentração do poder econômico e político no setor midiático que inviabilizam a garantia do direito humano à comunicação no Brasil.

O seminário  é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Política e Economia Política da Informação e Comunicação (PEIC), da UFRJ e do Intervozes. Durante o evento ocorrerá o lançamento de estudos sobre a propriedade e concentração dos meios de comunicação no Brasil e também de uma plataforma online que mostrará a relação entre políticos brasileiros e agentes privados de comunicação.

O encontro será nesta sexta-feira (19) a partir das duas da tarde,  no Auditório da Central de Produção Multimídia (CPM),  localizado na Avenida Pasteur, 250, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. A programação completa está disponível aqui. (pulsar)

Audios:

Faça um comentário

+ 17 = 18