Resultado das eleições desperta xenofobia contra o Nordeste


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

Com o resultado das eleições presidenciais no primeiro turno, uma onda de comentários racistas tomou conta das redes sociais. O tumblr Esses Nordestinos reuniu posts do Twitter repletos de ódio e discriminação vindos de eleitores de outras regiões do Brasil. Eles associam os votos dados à candidata Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), aos programas sociais promovidos pelo governo federal no Nordeste do país.

Entre as mensagens xenófabas no tumblr constam o desejo de separação do Nordeste do resto do Brasil e a seca para a região. Em uma das postagens, uma internauta xinga os nordestinos de ‘desgraçados’.

Em 2010, a estudante de direito Mayara Petruso foi condenada a um ano e cinco meses de prisão por mensagens como essas, na época das eleições. A pena, no entanto, foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a estudante por crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional, com base no artigo 20 da Lei número 7 mil 716/89. Ela apoiava o candidato José Serra (PSDB) e publicou as ofensas ao criticar a vitória de Dilma Rousseff (PT) na disputa à Presidência. (pulsar/revista fórum)

Faça um comentário

+ 5 = 8