Rádios comunitárias fortalecem lutas de povos tradicionais na Argentina


(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

Desde a aprovação da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da Argentina, em 2009, foram concedidas 56 autorizações de funcionamento para rádios de povos originários. Destas, 29 já estão transmitindo, além de um canal de televisão. Todas elas têm caráter público e não “estatal”.

As emissoras estão distribuídas em 15 províncias, principalmente em Salta e Jujuy e o único canal de televisão, o Wall Kintun TV, que em mapuche quer dizer “buscar em torno, é transmitido de San Carlos de Bariloche.

Recentemente, a Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual (Afsca) concedeu novas autorizações a duas FM de Jujuy, uma ao povo kolla e outra aos guaranis. Responsáveis e comunicadores dessas emissoras vêm participando, em Buenos Aires, de encontros de capacitação e sistematização de meios rurais e originários, a fim de regularizar a solicitação de licenças e a aquisição de equipamentos para as rádios.

A FM Newen Weche, que significa “força jovem”, por exemplo, da comunidade mapuche linares, está no ar desde maio de 2005. Para Raúl Haiquifil, ter uma rádio comunitária é muito importante para estar informado de todas as coisas que estão ocorrendo.

Já María Adelaida Torres, integrante da FM 88.3, da organização de comunidades kollas, explica que tem autorização desde 2013, mas ainda não estão transmitindo porque só possuem “a metade do equipamento” necessário.

A Lei argentina que se refere aos Serviços de Comunicação dos Povos Originários determina que esses meios “serão financiados com recursos provenientes do orçamento nacional”. A norma estabelece vias de financiamento para os meios indígenas, como publicidade, doações, legados e qualquer outra que resulte de atos celebrados conforme os objetivos do serviço de comunicação e de sua capacidade jurídica, a venda de conteúdos de produção própria, patrocínios e recursos específicos do Instituto Nacional de Assuntos Indígenas (Inai). (pulsar/adital)

Faça um comentário

38 − 36 =