Protestos e pau de selfie estão proibidos nas arenas da Rio 2016


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

Pau de selfie está vetado nos Jogos Olímpicos. Junto com ele, dezenas de outros itens, como cartazes e faixas de protestos, bandeira de países que não participam da Rio 2016, até instrumentos musicais, como pandeiro, tamborim, tantan, atabaque, e vuvuzelas. A lista é longa e já está disponível no site do megaevento.

Os itens proibidos foram distribuídos em sete categorias. O pau de selfie se enquadra no sétimo item, intitulado apenas de “Outros”. Está junto com “marketing de emboscada”, “Itens com um tema político, religioso ou outro que pode ser usado para ofender ou incitar discórdia.”

Nos outros seis itens há a proibição para objetos que obviamente trazem risco à segurança do público e dos atletas, como explosivos, substâncias tóxicas, instrumentos cortantes ou perfurantes.

Esta não é a primeira vez que o COI (Comitê Olímpico Internacional) veta o pau de selfie nos Jogos Olímpicos. Há dois anos, em Sochi, na Rússia, ele foi proibido nas arenas durante os Jogos de inverno. Aqui no Brasil, nem durante Copa do Mundo de 2014 o item era vetado nos estádios, embora a febre à época fosse muito maior do que atualmente.

A maior preocupação é com a segurança, uma vez que em caso de tumulto, o pau de selfie tem potencial para tornar-se uma arma branca, além de incomodar as pessoas que estão ao redor de quem usa o objeto para tirar um auto-retrato obstruindo a vista de terceiros.

Já o veto aos protestos são praxe em eventos do COI. Cartazes e faixas com ofensas ou mensagens política ou religiosa serão tomados pela segurança nas arenas e do Parque Olímpico.

Bicicleta, skate e patins também são proibidos, assim como animais, a menos que seja cão-guia.

Garrafas plásticas só terão entrada permitida nas instalações olímpicas vazias e sem tampa. Nas Cidades do Futebol (Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Salvador e Manaus) não será permitido o acesso de espectadores portando bolsas, malas, mochilas a menos que sejam  transparentes, de modo a permitir a visualização do conteúdo. (pulsar)

*Com informações do Uol Olimpíadas

Faça um comentário

74 − = 68