Pesquisa revela que um em cada três brasileiros culpa a mulher em caso de estupro


'Isso não é sobre sexo, é sobre violência!' (arte: latuff)

‘Isso não é sobre sexo, é sobre violência!’ (arte: latuff)

De acordo com pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), um em cada três brasileiros acredita que, em casos de estupro, a culpa é da mulher. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (21), mostrou que 33,3 por cento dos entrevistados consideram a vítima como culpada. Entre os homens, a opinião é defendida por 42 por cento.

Para 30 por cento deles, a mulher que usa roupas sensuais não pode reclamar se for abusada. Do outro lado, 85 por cento das mulheres disseram que temem sofrer algum tipo de violência sexual. No Nordeste, por exemplo, o índice das que receiam ser vítimas do crime chega a 90 por cento. No Sul do país, é de 78 por cento.

O posicionamento de culpar a vítima pelo abuso sexual se revelou maior entre as pessoas mais velhas e com menos escolaridade. Para a maioria da população, as leis nacionais protegem os estupradores e as polícias civil e militar não estão preparadas para atender as mulheres nessa situação.

A pesquisa foi realizada entre os dias  primeiro e 5 de agosto, 3 mil 625 pessoas de 217 cidades em todo o Brasil. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. (pulsar/revista fórum)

Faça um comentário

58 + = 62