Pesquisa aponta menos confiança de negros, pardos e indígenas na polícia


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

Uma pesquisa da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que a confiança dos brasileiros na polícia e na Justiça é menor entre negros, pardos e indígenas em comparação com a dos brancos. O estudo ouviu mil 650 pessoas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e no Distrito Federal.

A confiança da população negra, parda e indígena na polícia é de 30 por cento, contra 37 por cento dos brancos. Em  relação à Justiça, de 22 por cento contra 27 por cento dos indivíduos de pele branca. Para Luciana Gross Cunha, coordenadora do levantamento, o resultado é explicado pela sensação de alguns setores da sociedade, que se veem como “alvos” da força policial e da Justiça brasileira.

O índice cresce entre os negros, porém, quando se refere ao governo federal e ao Congresso Nacional, chegando a 24 por cento e 20 por cento, respectivamente, contra uma confiança de 18 e 14 por cento, em respostas dadas por brancos. (pulsar/portal fórum)

Faça um comentário

32 − 29 =