Pequenos agricultores discutem caminhos da agricultura familiar


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

Milhares de camponeses de todo o Brasil chegaram a São Bernardo do Campo na última segunda-feira (12) para participar do 1º Congresso do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Até a próxima sexta-feira (16) eles participam de debates reuniões e trocas de experiências. O encontro também pretende fortalecer a aliança entre trabalhadores do campo e da cidade por soberania alimentar e ressalta a importância da agricultura familiar.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a agricultura familiar é responsável por 70 por cento da produção de alimentosconsumidos pelos brasileiros e envolve 32 milhões de camponeses.

Para Humberto Santos Palmeira, coordenador geral do 1º Congresso do Movimento, é necessário que se faça a transição de um modelo agrícola baseado no que ele chama de “pacote agroquímico”, que inclui agrotóxicos e sementes transgênicas, para o modelo agroecológico, que garante a produção de alimentos saudáveis.

O evento conta ainda com uma feira para que os camponeses comercializem os produtos, que vão desde grãos e hortaliças até pão e artesanato, aberta ao público a partir das sete horas da noite. O 1º Congresso do Movimento dos Pequenos Agricultores está instalado no Pavilhão Vera Cruz, na cidade paulista. (pulsar/rba)

Faça um comentário

3 + 5 =