Paraíba realiza atividades no dia estadual de combate aos agrotóxicos


Consumidores e agricultores são afetados. (imagem: sosriosdobrasil)

O Dia Estadual de Combate aos Agrotóxicos na Paraíba é celebrado amanhã (19). Cerca de 300 assentados da reforma agrária, além de agricultores familiares de todas as regiões do estado, vão participar de atividades em João Pessoa.

O evento será promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Visitantes poderão comprar frutas, legumes e hortaliças sem venenos em uma feira que contará com pelo menos 40 estandes.

De acordo com informações do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), as atividades são amparadas pela Lei Estadual 9781, de 2012. A norma institui a data de combate ao uso de agrotóxicos na Paraíba.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, sendo que cada habitante do país ingere, em média, 5 litros a cada ano. Além das conseqüências aos consumidores, a situação afeta a saúde dos trabalhadores que lidam com os químicos.

Diante disso, as atividades na Paraíba vão apresentar os avanços de outro modelo de agricultura promovido em assentamentos de reforma agrária. Além de produtos saudáveis, haverá uma mostra de experiências desenvolvidas no cultivos com defensivos naturais.

Para a programação, o Incra conta com o apoio de outros órgãos públicos e de universidades. Também participam o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Pólo Sindical da Borborema, a Articulação do Semiárido (ASA), entre outras entidades.(pulsar)

Faça um comentário

12 + = 15