No Rio, ativistas realizam ato para denunciar a piada que a Olimpíada se tornou


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

No próximo domingo (14), o Ocupa Carnaval realiza o ato Olim…Piada no Rio de Janeiro. A concentração está marcada para as oito horas da noite, no Aterro do Flamengo. O objetivo é denunciar a piada que são os megaeventos esportivos.

O Ocupa Carnaval funciona como um espaço aberto de articulação política onde blocos de carnaval, grupos de arte, coletivos de cultura, mídia ativistas, movimentos sociais e militantes independentes se organizam em conjunto, por meio de plenárias presenciais nas praças públicas e de grupos de discussão nas redes sociais. O objetivo é contagiar o Carnaval 2016 com as pautas dos movimentos sociais que lutam pelo direito à cidade.

De acordo com Tomás Ramos, membro do Ocupa Carnaval, os megaeventos esportivos são utilizados para legitimar questões como a criminalização dos protestos e a flexibilização de direitos. O ativista lembra que nenhuma outra gestão causou tantas remoções na capital carioca como a do prefeito Eduardo Paes (PMDB).

Para Tomás, a Olimpíada se tornou uma piada pois é usada como justificativa na construção de uma cidade totalmente voltada para os interesses de uma minoria. Para ele, há uma contradição quando se pensa que o estado do Rio está quebrado em meio a tantos gastos com o megaevento.

Blocos de carnaval, grupos de arte, coletivos de cultura, mídia ativistas, movimentos sociais, militantes independentes, todos estão convidados a somar. (pulsar)


Audios:

Faça um comentário

48 + = 58