No Amapá, competição esportiva reúne 4 mil indígenas


(foto: chicoterra.com)

(foto: chicoterra)

Cerca de 4 mil indígenas de dez aldeias do município de Oiapoque, localizado a 590 quilômetros de Macapá, estão reunidos para os Jogos Indígenas 2014. A competição começou no último dia 18 de junho e vai até o dia 31 de agosto em diferentes aldeias pelo interior do estado do Amapá.

Além do futebol nas categorias feminina e masculina, os Jogos Indígenas também envolvem outras modalidades esportivas que exaltam os costumes e tradições dos povos originários. Corrida com tora, subida no açaizeiro, cabo de guerra, canoagem, arco e flecha, pescaria e arremesso de lança são algumas das competições que também ocorrem durante os Jogos.

De acordo com o Portal Amazônia, no total quatro mil índios das etnias Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna, Waiãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Txikuyana, Apalai e Wayana, localizadas em Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, a 180 quilômetro da capital, participam dos Jogos Indígenas.

Para valorizar o artesanato indígena, os prêmios serão produzidos pelas mãos dos nativos com a confecção de colares de miçangas, sementes e outros apetrechos típicos da região e que fazem parte do cotidiano dos povos. Jogos Indígenas também realiza uma feira de artesanato, culinária, pintura e exposição da cultura indígena. (pulsar)

Faça um comentário

96 − = 89