‘Mamaço’ na Cidade Olímpica vai defender amamentação como direito da mulher


(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

Na semana da abertura das Olimpíadas, a Praça Mauá, revitalizada especialmente para os Jogos, será palco de um grande ‘mamaço’ em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Promovida pela Rede Rio de Bancos de Leite Humano, a ação acontece no próximo domingo (31), a partir das nove horas da manhã, em frente ao Museu do Amanhã. Idealizada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, a Semana conta com a participação de mais de 170 países que se mobilizam anualmente de primeiro a sete de agosto para promover a causa.

Com o tema Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável, a celebração da Semana Mundial na Cidade Olímpica reunirá mães num movimento de amamentação coletiva, popularmente chamado de ‘mamaço’. Direito de toda mulher, a amamentação deve ser incentivada pela sociedade em qualquer lugar sem que a mãe se sinta recriminada.

Além de derrubar os preconceitos da prática em público, o intuito é chamar atenção sobre a importância de promover a amamentação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Cúpula das Nações Unidas, em setembro do ano passado.

A amamentação é recomendada de forma exclusiva até o sexto mês de vida do bebê e, de forma complementar, até os dois anos.  Os Bancos de Leite Humano estão de portas abertas para apoiar, proteger e promover o aleitamento ainda na fase de gestação. A Rede Rio de Bancos de Leite Humano conta atualmente com 18 unidades, além de oito postos de coleta de doação de leite humano.

O Rio sedia o Centro de Referência da Rede Global de Bancos de Leite Humano, localizado no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Esta Rede realizou, entre 2009 e 2015, mais de 15 milhões de atendimentos assistenciais em aleitamento materno no Brasil, América Latina, Caribe Hispânico, Península Ibérica e África, totalizando 23 países. (pulsar/fiocruz)

Faça um comentário

83 − 80 =