Lideranças indígenas são recebidas por Ministro


(foto: cimi)

(foto: cimi)

Depois de manifestação em frente ao Ministério da Justiça na manhã desta quinta-feira (29) em Brasília, o ministro José Eduardo Cardozo aceitou receber, nesta tarde,  uma comissão com 20 representantes indígenas de todo o país que estão na capital federal para a semana de Mobilização Nacional Indígena.

Integrantes do Movimento Quilombola também participaram da reunião, que teve como pauta a paralisação dos procedimentos demarcatórios de terras tradicionais no Brasil. Somente de terras indígenas, são 37 processos engavetados nas mãos de Cardozo, de áreas já identificadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), faltando apenas a assinatura das portarias declaratórias que reconhecem a posse permanente dos grupos sobre as terras.

O cacique Marcos Xuruku espera que o Ministro atenda a reivindicação principal, que é destravar a demarcação das terras indígenas e suspender as mesas de negociação. Segundo Xuruku, os conflitos têm se acirrado a cada momento que essas mesas são instaladas. (pulsar/cimi)

Faça um comentário

4 + 1 =