Líder indígena foi encontrado morto em Palmares do Sul


Líder indígena foi assassinado em Palmares do Sul.(foto: CIMI)

Líder indígena encontrado morto em Palmares do Sul.(foto: CIMI)

Líder indígena foi encontrado morto no estado do Rio Grande do Sul. O corpo de Inácio Lopes, da etnia Guarani Mbya, foi localizado na terça-feira (8) boiando na Lagoa dos Patos no município de Palmares do Sul.

A região onde o corpo foi encontrado tem sido palco de disputas entre indígenas e fazendeiros. A Funai iniciou os estudos de identificação e delimitação da Terra Capivari e desde então a comunidade passou a ser visitada por representantes dos fazendeiros que pressionam para que eles se mudem para a ilha localizada próxima a Lagoa de Patos.
Ao longo dos últimos anos, Inácio se destacou  por sua liderança junto à Comissão de Terra Guarani, posteriormente conhecida como Conselho de Articulação do Povo Guarani (CAPG). Ele colaborou decisivamente para a rearticulação das comunidades acampadas à beira de estradas e afetadas pelas duplicações das rodovias.
As causas da morte do líder do povo Guarani Mbya ainda são desconhecidas. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal em Porto Alegre. A comunidade indígena lamenta a morte de Inácio que lutava para assegurar melhores condições de vida para o seu povo. (pulsar/ CIMI)

Faça um comentário

70 − = 66