Internautas reagem à onda de preconceito contra a população nordestina


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

Após a vitória de Dilma Rousseff  do (PT) no primeiro turno das eleições no último domingo (5), diversas manifestações preconceituosas contra nordestinos começaram a surgir nas redes sociais.

A candidata à reeleição venceu Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) no Norte e Nordeste do País. O resultado despertou o ódio e o tumblr Esses Nordestinos reuniu as postagens vindas, principalmente, de eleitores tucanos. Até mesmo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso mostrou seu preconceito ao  declarar que o PT cresce nos “grotões do país” onde estariam os “mal informados”.

Contra a xenofobia, a resposta foi rápida e na última terça-feira (7) um tuitaço levou a hashtag #MenosÓdioMaisNordeste aos assuntos mais comentados no Twitter.

Pelas redes sociais, muitos acusaram a hashtag de ser manipuladora e de estar sendo impulsionada por militantes do PT. Mas mesmo com as críticas, ela chegou a ocupar a lista mundial dos dez temas mais tuitados na rede social, tendo sido mencionada mais de 41 mil vezes – chegando a ser tuitada 153 vezes por minuto. (pulsar)

*Com informações da BBC e Revista Fórum

Faça um comentário

62 + = 71