Idec lança campanha para incentivar alimentos orgânicos


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou neste mês a campanha “+ Orgânicos”, que tem o objetivo de promover o consumo desses alimentos no Brasil.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, a pesquisadora em consumo sustentável do Idec Renata Amaral explica a importância da ação do instituto. Segundo ela, o lançamento da campanha é para que os consumidores entendam a diferença entre os alimentos orgânicos e os prejuízos dos alimentos convencionais que são cultivados com agrotóxicos e fertilizantes.

Segundo a pesquisadora, o Brasil é o maior utilizador de agrotóxicos no mundo. Renata destaca que no país, cada pessoa consome sete litros de agrotóxico por ano. Entretanto, os consumidores dos produtos orgânicos esbarram nos preços, que podem chegar a 400 por cento mais nos supermercados. A pesquisadora aponta que para driblar o preço, o ideal é tentar procurar canais de vendas que tenham poucos intermediários, preferencialmente, direto do produtor.

Para Renata, o poder público pode incentivar mais esse modelo de alimentação. Ela cita a cidade de São Paulo como exemplo, através da Lei da Merenda Orgânica, que obriga a compra de alimentos orgânicos para a alimentação escolar.

Para auxiliar o consumidor, o Idec possui um mapa com as localizações das feiras orgânicas, grupos de consumo, produtores e cooperativas que vendem diretamente ao consumidor.(pulsar/rba)

Faça um comentário

32 − = 30