Filme sobre ocupação de escolas em SP, é premiado em Berlim


Ocupação em SP (foto: Danilo Ramos/RBA)

O filme Espero tua revolta, de Eliza Capai, recebeu no último sábado (16), em Berlim, na Alemanha, os prêmios da Anistia Internacional e da Paz, concedido  pela Fundação Heinrich Böll. O longa metragem mostra a ocupação de escolas em todo o estado de São Paulo em 2015, contra o fechamento proposto pela política de ajuste fiscal de Geraldo Alckmin (PSDB).

Os protestos, que duraram dois meses, desafiando a truculenta Polícia Militar paulista e levando Alckmin a recuar e a demitir o então secretário da Educação Herman Voorwald, inspirou estudantes de outros estados, como Goiás, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná.

O filme expõe a “repressão sofrida por estudantes que procuram defender o acesso à educação livre”, conforme destacou o júri da Anistia Internacional. Emocionada, Eliza Capai recebeu o prêmio como um convite a “seguir lutando por esse direito básico”.

“Imaginem que seus filhos saem às ruas porque o governo quer fechar as escolas e são recebidos com bombas de gás lacrimogêneo e pancadas”, apontou a atriz austríaca Feo Aladag, do júri da Anistia Internacional, ao entregar o prêmio.

O Prêmio da Paz, concedido pela Fundação Heinrich Böll, reconheceu o filme pelo compromisso e coragem cívica, segundo o júri.

Ambas premiações fazem parte dos prêmios dos júris independentes, antes da cerimônia de entrega dos Ursos de Ouro no Festival de Berlim. (pulsar/rba)

Faça um comentário

+ 60 = 65