Farc e governo colombiano fecham acordo sobre tema agrário


Farc e governo colombiano em primeiro ano de acordo (foto: isape)

Depois de vários meses de negociações, o governo da Colômbia e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), chegaram a um acordo sobre as questões agrícolas, terminando o primeiro item da agenda das negociações de paz.

Segundo uma declaração de ambos os países, “O acordo será o início de transformações radicais da realidade rural e agrária da Colômbia, com equidade e democracia. Está centrado no povo e no pequeno produtor”.

Em conta no Twitter, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, manifestou a sua satisfação em alcançar “este passo fundamental em direção a um acordo para acabar com meio século de conflito”.

O documento confirma a criação de um fundo de terras para a paz “para que o maior número de habitantes sem terra ou com terra insuficiente possam conquistá-la”.

Em outubro de 2012 foram iniciadas na cidade de Havana, Cuba, as conversações pela paz entre o governo colombiano e as FARC, com o objetivo de alcançar a paz para o conflito armado instalado no país há 50 anos.

Depois de concluir as negociações sobre questões agrárias, o diálogo incidirá sobre a participação das FARC na política, a luta contra o tráfico de drogas, o fim do conflito e indenização das vítimas.

O negociador-chefe das Farc, Ivan Marquez, explicou que “as mais profundas reivindicações históricas das comunidades rurais e empobrecidas eram bandeira voando em nossas mãos e o argumento para debate na mesa das negociações”.  (pulsar)

Leia a nota em espanhol aqui

Faça um comentário

34 − = 31