Especial FAMA 2018 Impactos da Mineração: Amazônia


Série Especial FAMA 2018 - Impactos da Mineração. (arte: Pulsar Brasil)

Série Especial FAMA 2018 – Impactos da Mineração. (arte: Pulsar Brasil)

Nesta reportagem vamos conhecer um pouco mais sobre a situação da mineração da Amazônia, entender como a isenção de impostos na região, uma política que teve início na Ditadura, contribui para os impactos socioambientais. Alessandra Cardoso, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), esclarece sobre o jogo de interesses internacionais na região que tem feito tantas vítimas nos últimos anos.

A Pulsar Brasil lança a série especial FAMA 2018 – Impactos da Mineração. Ao todo são dez reportagens radiofônicas que abordam os danos socioambientais causados por uma das principais atividades econômicas do país.  A tragédia de Mariana, a exploração de minérios na Amazônia, as modificações na paisagem e a destruição do ecossistema em nome do progresso, são alguns dos temas presentes na série.

O Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), que ocorre de 17 a 22 de março deste ano, em Brasília, foi o fio condutor das reportagens. O encontro é um evento de caráter internacional que reúne organizações da sociedade civil e movimentos sociais em defesa da água como direito elementar à vida. O FAMA é um contraponto ao Fórum Mundial da Água, que agrupa grandes corporações interessadas na privatização das fontes naturais e dos serviços públicos de água e saneamento. (pulsar)

Confira a reportagem especial abaixo.

Audios:

Faça um comentário

39 − = 37