Em Curitiba, seminário debate direitos de trabalhadoras domésticas


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

Nos dias 30 e 31 de agosto, a organização não-governamental Themis: Gênero, Justiça e Direitos Humanos e o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado do Paraná (SINTRADOM) realizam em Curitiba o seminário “Trabalhadoras Domésticas: Construindo Igualdade no Brasil”.

O objetivo do evento é uma formação jurídica e política, que auxilie as trabalhadoras domésticas a fomentarem a discussão sobre os seus direitos, além de criarem uma articulação junto com movimentos sociais e instituições públicas.

Nos últimos anos o Brasil teve alguns avanços quanto à regulamentação do trabalho doméstico, porém a situação jurídica das trabalhadoras ainda se encontra  muito precária, fato que contribui para a vulnerabilidade quanto às práticas abusivas de seus empregadores, e ainda dificulta a articulação entre sindicato e trabalhadoras de base.

Entre os temas a serem debatidos durante o seminário estão a previdência social, a história do sindicato das trabalhadoras domésticas no Brasil, violência doméstica, a evolução histórica dos direitos das trabalhadoras domésticas, o direito trabalhista e a regulamentação da Emenda Constitucional que estendeu aos empregados domésticos todos os direitos trabalhistas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada em 2013. (pulsar/terra de direitos)

Faça um comentário

43 − 34 =