Dia Nacional de Luta pela Constituinte tem atividades em todo o Brasil


Dia Nacional de Luta pela Constituinte

Dia Nacional de Luta pela Constituinte

Nesta quarta-feira, 07 de maio, acontece em todo o Brasil o Dia Nacional de Luta pela Constituinte. Além do twitaço com a hashtag #EuTenhoVozNaPolitica, movimentos sociais realizam diversas atividades para divulgar, construir, formar e estimular a participação dos cidadãos no Plebiscito Popular, previsto para a semana do dia 07 de setembro. A pergunta a ser respondida pelos brasileiros é: Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?

Desde agosto de 2013, movimentos sociais, sindicais e organizações políticas se juntaram para começar este trabalho pela reforma política. Até o momento, já foram criados 21 Comitês Populares com um total de 180 organizações. Na semana do Plebiscito, qualquer pessoa ou grupo pode organizar um local de votação com uma urna.

De acordo com as leis brasileiras, somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos. O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos.

Os Comitês podem ser organizados por estados, municípios, bairros, escolas, igrejas, sindicatos, associações de bairro, universidades, comunidades rurais e grupos culturais, po exemplo. Mais informações sobre a construção do Plebiscito Popular podem ser encontradas no site www.plebiscitoconstituinte.org.br. (pulsar/adital)

Faça um comentário

15 + = 21