Como o poder público pode implementar ações que favoreçam os veículos não motorizados?


Ciclovia na Avenida Paulista, região central de São Paulo. (foto: Rovena Rosa / Agência Brasil)

A Pulsar Brasil divulga a volta do Bicicleta e Companhia. O programa de rádio tem o objetivo de promover a bike como meio de transporte e debater ideias e conceitos que tornem as cidades sustentáveis e humanizadas.

Em 2017, dois programas foram ao ar pela webradio da uff, “Nas Ondas do Iacs” e a Pulsar Brasil  que apoiou a iniciativa compartilhando o conteúdo. De lá para cá, mudanças ocorreram. A equipe do Bicicleta e Companhia foi renovada e a Rádio Pedal Sonoro passou a também veicular o programa toda terça e quinta-feira às nove horas da noite.

O primeiro programa desta temporada fala sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). Criada em 2012, a Lei Federal assinada pela então presidenta Dilma Rousself instituiu que cidades com mais de 20 mil habitantes elaborem e executem um Plano de Mobilidade (Plamob) que privilegie ciclistas e pedestres no trânsito.

O prazo para entrada em vigor do plano foi adiado três vezes, e até abril deste ano os municípios que não cumprirem as determinações podem ficar impedidos de receber verba federal para as políticas de mobilidade.

Sobre o assunto, o Bicicleta e Companhia ouviu André Geraldo Soares, coordenador da Campanha Bicicleta nos Planos, da  União de Ciclistas do Brasil (UCB) e da Associação Bike Anjo. Além dele, participam também do programa, os cicloativista Yuri Vasquez, de São Paulo e Luís Araújo do pedal Sonoro, de Niterói – RJ; a professora Thatiana Murillo do Movimento Caminha Rio; e o vereador do PSOL de Belém, Fernando Carneiro.

Outro assunto debatido no Bicicleta e Companhia deste mês tem origem em uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que entraria em vigor este mês, mas foi revogada: a multa a ciclistas e pedestres. O assunto polêmico levantou prós e contras, e para diluir dúvidas quanto aos direitos e deveres de cada um, a reportagem ouviu também o povo nas ruas e esclareceu pontos que fazem parte do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em participação especial, a professora e advogada, especialista em legislação para o trânsito, Paola Porto falou do ponto de vista legal dos Plamobs, das obrigações do poder público, e sobre a medida do CONTRAN. Paola também orientou os ouvintes no caso de não se sentirem atendidos nos seus direitos.

Para terminar, o Bicicleta e Companhia faz um passeio por Austin, a capital do Texas, nos EUA. A cidade, conhecida como a “Capital da Música Ao Vivo”, é também classificada como “Cidade Amiga da Bicicleta”. Possui vários aspectos semelhantes às cidades brasileiras e se apresenta como um exemplo a ser seguido na questão da mobilidade.

Bicicleta e Companhia é uma mídia livre. Caso você se interesse me reproduzi-la basta enviar mensagem para o email: biciecompanhia@gmail.com, ou WhatsApp: (21) 9 9803 6270. Os programas podem ser veiculados por emissoras de rádios comunitárias e reproduzidos em escolas e universidades. A produção é dos estudantes de jornalismo e publicidade da Universidade Federal Fluminese (UFF): Victória Henrique, Aline Morais, Cristal Dansa e Pedro Henrique. A montagem e sonoplastia é de Marcelo Santos. (pulsar)

Audios:

Faça um comentário

+ 27 = 36