Brasil é o quinto país que mais mata em acidentes de trânsito, segundo OMS


(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O programa Bicicleta e Companhia do mês de abril  fala sobre violência no trânsito. Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quinta colocação entre 178 países, onde mais se mata em decorrência de acidentes de trânsito. Enquanto isso, o governo brasileiro flexibiliza a pontuação da  Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e cancela a instalação de oito mil radares em rodovias.

Christiane Yared, deputada federal pelo PR do Paraná, partido que apoia o governo federal, tem feito campanha aberta contra as medidas do presidente na internet. Além disso, ela também denunciou na Comissão de Segurança Viária da Câmara que o Brasil gasta todos os anos bilhões com a saúde pública para tratar das vítimas no trânsito. Uma despesa que poderia ser evitada, caso o governo promovesse campanhas de educação no trânsito e intensificasse a fiscalização das irregularidades no trânsito, principalmente a alta velocidade.

No programa,  representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)  e cicloativistas falam sobre a situação do trânsito no Brasil e os impactos gerados na economia e na saúde do país por conta da falta de educação e políticas públicas que contribuam para uma melhor convivência nas ruas.

Bicicleta e Companhia também aborda a Campanha Maio Amarelo, desenvolvida todos os anos pela ONG Observatório Nacional de Segurança Viária, com apoio de empresas e representantes de grupos organizados da sociedade civil. Esse ano o tema é: “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

Por último, Flora Gondim fala sobre o filme “Pedalar é Suave”, feito e dirigido por ela para homenagear Raul Aragão, cicloativista que morreu atropelado em Brasília no ano de 2017. O motorista dirigia a mais de 100 Km/h, numa via onde a velocidade máxima permitida era de 60 KM/h.

O Bicicleta e Companhia é uma mídia sonora para rádio e podcast, produzida por estudantes de comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). As produções são livres, e podem ser reproduzidas à vontade em espaços públicos ou em rádio comunitária. A Pulsar Brasil é uma das parceiras da iniciativa.

Acompanhe a página do Facebook Bicicleta e Companhia. Para dúvidas e sugestões, mande um WhatsApp para (21) 99803 6270. (pulsar)

Audios:

Faça um comentário

+ 79 = 81