Artigo 19 lança site sobre as violações de direitos cometidas durante os protestos de 2013


(foto: cultura digital)

(foto: cultura digital)

Os protestos que movimentaram o Brasil no ano passado reascendeu o direito e a importância de ocupar as ruas para reivindicar direitos. Desde 1992,  com os ‘Caras Pintadas’, o país não via manifestações tão massivas e plurais. A organização Artigo 19, entidade internacional de direitos humanos, lança nesta segunda-feira (2) o site Protestos no Brasil 2013 que traz um balanço de uma série de violações que ocorreram durante as manifestações do ano passado.

Segundo o relatório da Artigo 19, ao todo foram 696 protestos de rua, sendo quinze com mais de 50 mil manifestantes. O levantamento ainda ressalta a truculência policial e o despreparo da polícia para lidar com manifestantes. Os dados da organização revelam que dezesseis protestos tiveram mais de dez pessoas feridas, além de oito mortes em decorrência do emprego desproporcional dos aparatos erroneamente chamados de “armas não letais”.

Uma das violações aos direitos dos manifestantes mais relatada foi a ausência de identificação por parte de muitos policiais. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a identificação visível nos uniformes dos policiais é de extrema importância para a responsabilização de culpados no caso de violações a direitos humanos.

A polícia também cometeu violações contra profissionais de comunicação que cobriam os protestos por todo o Brasil, principalmente os que não faziam parte das grandes empresas midiáticas brasileiras. Ao todo foram 117 jornalistas agredidos e feridos, muitas vezes de forma grave, como foi o caso do fotógrafo Sergio Silva, da agência Futura Press, que perdeu a visão no olho esquerdo após ser atingido por uma bala de borracha.

O site Protestos do Brasil 2013 busca fazer um registro sobre a série de violações ocorridas durante os protestos de todo o ano passado. Neste site poderão ser encontrados dados sobre as manifestações ocorridas no ano passado, como estatísticas, infográficos e até depoimentos de pessoas que participaram dos protestos espalhados pelo Brasil. (pulsar/adital)

Faça um comentário

− 3 = 6