No Paraguai, projeto pretende aumentar impostos para latifundiários


(foto:librered.net)

(foto:librered.net)

A bancada da esquerda paraguaia tenta estabelecer um novo regime tributário no país. O projeto apresentado no Senado na última quinta-feira (8) propõe  incentivar com descontos de impostos as propriedades rurais que geram mais empregos e ao mesmo tempo promovem a proteção ao meio ambiente.

O texto também pretende eliminar impostos dos terrenos indígenas reconhecidos pelo Instituto Nacional Indígena e das pequenas fazendas de camponeses. De acordo com os idealizadores da iniciativa, o projeto visa principalmente desencorajar a manutenção de latifúndios e grandes propriedades urbanas.

Para isso, o documento atribui a  aplicação de impostos com base no valor real de mercado dessas extensões e bens, e não com base no valor de avaliação estabelecido pelas autoridades, como é feito neste momento.

A concentração de terras no Paraguai é um dos principais problemas do país. Segundo o último censo agropecuário, realizado em 2008 , 85% das terras agrícolas pertencem a apenas 2% dos proprietários rurais do país. (pulsar/púlsar)

Faça um comentário

64 + = 74