Costa Rica inicia testes para TV Digital


 

(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

A presidenta da Costa Rica, Laura Chinchilla Miranda, e o ministro de Ciência, Tecnologia e Telecomunicações, Alejandro Cruz, assinaram a autorização oficial do Governo para que o canal 13 inicie experimentalmente suas transmissões no novo padrão digital.

A Costa Rica já adotou um padrão para a nova televisão digital conhecido como nipo-brasileiro, o ISDB-Tb, que permite a recepção em dispositivos móveis e a visualização de  imagens em alta definição com até 30 quadros por segundo. Uma outra vantagem deste padrão é que ele não requer licenças para cada aparelho.

O padrão de televisão digital costarriquenho é conhecido desde 2010. Depois de muitas consultas e processos de verificação, foi editada uma regulamentação e criada a comissão mista que desenvolveu o Plano Diretor de Televisão Digital em 2013. 

Com o apoio do Governo japonês,  há alguns meses, o canal 13 instalou seus equipamentos transmissores adaptados ao novo “padrão país”.Agora a Costa Rica já se encontra totalmente preparada para iniciar os testes de transmissão que porão fim ao padrão analógico. Ao menos onze países latinoamericanos já escolheram o padrão nipo-brasileiro. (pulsar/observatório do direito à comunicação)

Faça um comentário

50 − = 41