Protestos ocorrem no Rio durante recepção de papa Francisco para a JMJ


Prefeitura estima que 800 mil pessoas cheguem ao Rio. (foto: Tânia Rego_ABr)

Prefeitura estima que 800 mil pessoas cheguem ao Rio. (foto: Tânia Rego_ABr)

O Papa Francisco desembarca nesta segunda-feira (22) no aeroporto internacional do Rio de Janeiro para participar da 28º Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Além de atividades da programação oficial do evento, protestos também devem ocorrer na cidade.

Um ato está marcado para ocorrer no final desta tarde em frente ao Palácio da Guanabara, sede do governo estadual, onde o pontífice será recebido pelo governador estadual Sérgio Cabral (PMDB) e pela presidenta Dilma Rousseff, entre outros 650 convidados.

A manifestação pede por um Estado laico. A convocação numa rede social explica que “não se trata de religião”, mas sim um “debate que envolve verbas públicas”. De acordo com informações da Agência Brasil, somente a cerimônia de recepção de Francisco custou 850 mil reais.

Na última semana, o Ministério da Defesa anunciou alerta com relação a manifestações durante a Jornada. Em entrevista coletiva, José Monteiro, da Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, disse que atos que venham “a frustrar o funcionamento” da Jornada poderão ser coibidos.

Uma das principais pautas do protesto é justamente o repúdio à “violência desmedida” da polícia nas manifestações que ocorreram no Rio e em todo Brasil desde junho. Outros atos, também mobilizados pela internet, devem se juntar ao de recepção do papa. Um deles, intitulado “Beijaço LGBT”, denunciará que Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais “são agredidos e assassinados cotidianamente”.

Segundo a prefeitura municipal, o Rio receberá pelo menos 1 milhão de pessoas para a Jornada. Desses, 300 mil são jovens. Durante toda a semana, desvios mudam a dinâmica do trânsito. Hoje 19 importantes vias serão fechadas para que Francisco percorra o Centro da cidade no papamóvel. A JMJ se encerra no próximo domingo (28). (pulsar)

Faça um comentário

66 − = 61