Cidadãos de Munique dizem “não” aos Jogos Olímpicos de Inverno


Grupo se mobiliza contra candidatura de Munique às Olimpíadas (foto:

Grupo se mobiliza contra candidatura de Munique às Olimpíadas (foto: dw)

A cidade de Munique, na Alemanha, consultou por meio de um referendo a população sobre sediar os Jogos de Inverno de 2022 e recebeu um não como resposta. A maioria, correspondente a 52%, votou contra. Cidades interessadas em sediar o evento teriam de apresentar suas candidaturas até a última quinta-feira (14).

Alguns grupos estão, inclusive, mobilizados para impedir a que o evento ocorra na cidade. O coordenador do movimento NOlympia, Ludwig Hartmann,  explicou que não se trata de um ato contra o esporte, mas contra a falta de transparência e a ganância do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele também mencionou preocupações ambientais durante os grandes eventos.

Sem a candidatura alemã, as favoritas são Oslo, na Noruega, Lviv, na Ucrânia e Pequim, na China.A rejeição de Munique aos Jogos não é um fato isolado. Nos últimos anos, votações semelhantes em cidades da Suíça, da França e da Áustria também resultaram em situações semelhantes.

No próximo ano, os Jogos Olímpicos de Inverno serão realizados em Sochi, na Rússia. A edição de 2018 está programada para Pyeongchang, na Coreia do Sul. (pulsar)

 

Faça um comentário

54 + = 61