Venezuela regulamenta Conselho Presidencial dos Povos Indígenas


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

Na última segunda-feira (13), o presidente Nicolas Maduro instalou na Venezuela o Conselho Presidencial dos Povos Indígenas, cuja principal tarefa é dar poder de decisão a esses povos. Em reunião realizada no Palácio de Miraflores, Maduro debateu com 35 porta-vozes de comunidades indígenas do país caminhos para a construção do socialismo indo-americano.

De acordo com Maduro, a instalação do Conselho inclui ainda o empoderamento das comunidades indígenas, que desta maneira fazem parte de um governo popular. O presidente venezuelano também informou a aprovação de projetos propostos pelas comunidades tradicionais, incluindo a incorporação de indígenas acima de 50 anos no mecanismo de proteção social.

Segundo Nicolas Maduro, outro ponto importante é a criação do Instituto de Idiomas de Língua Indígena, com o objetivo de resgatar a cultura dos povos nativos. Além disso, o presidente convocou os participantes a garantirem que o novo Conselho funcione perfeitamente e que cada uma das decisões tomadas sejam respeitadas e cumpridas à risca. (pulsar/agencia púlsar)

Faça um comentário

85 − 84 =