Organizações de diversidade sexual da Argentina pedem ao papa “mudanças concretas” na moral sexual


Entidades LGBT  reagem à discurso do Papa sobre gays (foto: Coletivo Fotografia Expandida)

Entidades LGBT reagem à discurso do Papa sobre gays (foto: Coletivo Fotografia Expandida)

Organizações de diversidade sexual argentinas reagiram às declarações feitas pelo papa sobre gays, quando deixava a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro. Durante seu retorno do Brasil, Francisco disse que não é ninguém para julgar “se alguém é gay e busca o Senhor de boa vontade”.  No entanto, ele questionou o chamado “lobby gay”, ou seja, a pressão de determinados grupos por mudanças na Instituição.

O presidente da Comunidade Homossexual Argentina, César Cigliutti, disse ao jornal Página 12 que as palavras do papa acenam para uma diminuição na intensidade no confronto que o Vaticano sempre teve com os homossexuais. No entanto,  expressou sua expectativa de que “esta mudança de atitude se reflita em mudanças mais profundas”.

Por outro lado, a Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans (LGBT) garantiu que as declarações de Francisco “são simplesmente uma mudança nas aparências”. O representante da entidade Paulon Esteban afirmou que “o Vaticano continua a agir como de costume”.

Paulon exigiu uma autocrítica profunda da hierarquia da Igreja sobre a posição que historicamente tem tido em relação a lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Do Uruguai, Michelle Suarez, porta-voz do reconhecido grupo Black Sheep, disse ter sentido as palavras como “um flash de luz nas trevas”. No entanto, pediu para esperar “para ver se ao longo do tempo isso se reflete em ações concretas”.

As declarações do papa Francisco foram feitas na sua primeira entrevista coletiva à imprensa desde que foi eleito em março deste ano. Cerca de dois milhões de turistas estiveram na cidade que vive um momento histórico de manifestações e mobilização popular. Este seria um recorde de visitação no país, considerando que todos estavam em uma mesma cidade ao mesmo tempo. (pulsar)

Leia essa nota em espanhol.

Faça um comentário

2 + = 11