Governo do Ceará confirma inauguração de VLT para início de 2014; Obras poderão remover 2 mil famílias


Governo anunciou continuidade das obras (foto: governo do estado)

VLT em Fortaleza: Governo anunciou continuidade das obras (foto: governo do Ceará)

Mesmo com o pedido do Ministério Público Federal do Ceará, (MPF- Ceará) pela suspensão da construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Fortaleza, o governo do estado do Ceará anunciou a inauguração do Ramal Parangaba-Mucuripe para o primeiro semestre desse ano. Para a construção do trem urbano devem ser removidas cerca de 2 mil 185 residências.

O trem urbano é a maior obra de mobilidade da capital no pacote de intervenções para a Copa do Mundo de 2014. O MPF, que entrou com a ação no início de setembro, acredita que a proposta de reassentamento oferecida pelo Estado viola o direito à moradia adequada.

De acordo com os procuradores signatários da ação o projeto não garante que o deslocamento seja feito no mesmo bairro ou em bairros vizinhos da área atualmente habitada pelas famílias atingidas.

No entanto, o governo do estado do Ceará anunciou na última sexta-feira (13) na página sobre a Copa do Mundo de 2014, que as obras do VLT continuam com a operação de içamento das primeiras das 14 vigas de concreto sobre as travessas da parte elevada do ramal.

Serão investidos 276 milhões e 900 mil reais na nova via que vai operar em mão dupla e fará conexão ferroviária entre a estação Parangaba e o porto do Mucuripe. (pulsar)

 

Faça um comentário

4 + 4 =