Intervozes lança publicação “Direito à Comunicação no Brasil 2016”


Comunicação é direito humano (arte: Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada)

Comunicação é direito humano (arte: Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada)

No contexto de um acelerado processo de impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff, a mídia tradicional se tornou elemento chave no acirramento da crise política no país, não apenas transmitindo discursos, mas participando ativamente da consolidação do golpe político que levou ao poder Michel Temer.

Com o objetivo de trazer um panorama dos principais acontecimentos de 2016 no campo do direito à comunicação, o Intervozes lança, no próximo dia 23 de março, a publicação “Direito à Comunicação no Brasil 2016”, às sete da noite, na Casa Pública, no Rio de Janeiro. A publicação é resultado da compilação de reportagens especiais publicadas no portal Observatório do Direito à Comunicação durante todo o ano passado.

Em seis capítulos, a publicação analisa o desmonte da comunicação pública com a intervenção de Temer na EBC, as violações à liberdade de expressão e manifestação e à comunicação comunitária no contexto das Olimpíadas, as ameaças à internet livre no Brasil e o crescimento da posse de canais por grupos religiosos e por políticos.

O lançamento contará com debate entre Bia Barbosa, jornalista, coordenadora do Intervozes; Gizele Martins, mareense, jornalista e comunicadora popular; Jhessica Reia, líder de projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV; e Caio Barbosa, jornalista, demitido do Jornal O Dia a pedido do prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella após a publicação de reportagem denunciando a situação da saúde no município.

A conversa será mediada pela jornalista e editora da publicação pelo Intervozes, Iara Moura. Segundo Iara, um dos pontos principais trazidos na coletânea de reportagens é a forma como a concentração dos meios de comunicação afeta os rumos políticos do país e a vida cotidiana dos brasileiros.

O evento tem entrada franca. A Casa Pública fica localizada na Rua Dona Mariana, número 81, em Botafogo, no Rio de Janeiro. (pulsar/intervozes)

Faça um comentário

− 1 = 1