Em São Paulo, bolivianos são resgatados em condição análoga à escravidão


(foto: repórter brasil)

(foto: repórter brasil)

Na última quinta-feira (16) vinte bolivianos que trabalhavam em condições análogas à escravidão em São Paulo foram resgatados durante uma operação policial que também encontrou oito crianças que viviam com os país.

De acordo com um comunicado da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a operação foi realizada em uma oficina clandestina de confecções em Cidade Ademar, um dos bairros mais pobres da zona sul da capital.

De acordo com a Agência Brasil, nas duas empresas os bolivianos eram obrigados a cumprir jornadas exaustivas de trabalho e viviam em condições insalubres. Em um dos locais, a polícia informou ter encontrado adolescentes trabalhando.

O resgate dos estrangeiros foi possível graças à denúncia de um boliviano que trabalhava em uma das confecções, e que conseguiu voltar ao seu país. Ele fez contato com o Consulado da Bolívia em São Paulo, que levou o caso à polícia.

Os presos vão ser indiciados por reduzir alguém à condição análoga à de escravo, crime previsto no Artigo 149 do Código Penal. Os donos das fábricas poderão responder também por tráfico de pessoas, uma vez que teriam aliciado os bolivianos a virem para o Brasil.  (pulsar)

Faça um comentário

21 + = 24