Dossiê aponta violações de direitos humanos por obras da Copa em Curitiba


Manifestantes protestam contra as remoções forçadas em Curitiba (foto: apublica)

Cerca de 5 mil pessoas serão impactadas pelas obras da Copa em Curitiba (foto: apublica)

Cerca de 5 mil pessoas serão impactadas pelas intervenções realizadas para os jogos da Copa de 2014 em Curitiba. Essa é uma das denúncias que constam no Dossiê de violações de direitos humanos nas obras da Copa lançado ontem (11) em Curitiba.

Segundo Andrea Braga, integrante do Comitê Popular da Copa, uma das entidades responsáveis pela formulação do Dossiê, 16 famílias já foram desapropriadas na região em torno do novo estádio Joaquim Américo. Já na região metropolitana da cidade, a previsão é de 5 mil pessoas atingidas pelas obras.

Em São José dos Pinhais, na comunidade de Nova Costeira, 2 mil pessoas têm seu direito à moradia ameaçados pela construção da trincheira, uma obra de mobilidade urbana que interliga o aeroporto à rodoviária da cidade. Nessa área, que estava sendo titulada para habitação de interesse social, será construído um hotel.

Ao apontar a gravidade da violação dos direitos humanos no processo, a  pesquisadora Andrea explica que a população impactada não foi devidamente consultada, sem ter o direito de acesso à informações sobre as obras e sem poder de intervir nos processos decisórios.

Andrea, que também integra o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), contou que um projeto alternativo à construção da Ponte Estaiada, que teve um custo de 90 milhões de reais, foi apresentando ao poder público. A proposta aplicaria um valor 10 vezes menor ao investido mas não recebeu atenção das autoridades responsáveis.

Segundo a integrante do Comitê Popular da Copa, o objetivo é que o dossiê lançado ontem (11) em Curitiba sirva não só como instrumento de denúncia, mas também de luta para as comunidades e demais pessoas afetadas pelas obras da Copa de 2014 na capital paranaense.

Ouça a entrevista. (pulsar)

 

Audios:

Faça um comentário

58 − = 56