Dados da Unesco revelam que 100 milhões de mulheres não sabem ler no mundo


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

No última segunda-feira (10), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou um dado alarmante. De acordo com a organização, 175 milhões de jovens em países de baixa renda são incapazes de ler uma frase sequer. Deste número, 100 milhões são mulheres, o equivalente a 61%.

Segundo a Unesco, embora tenham ocorrido avanços, apenas 60% dos países atingiram a paridade no ensino primário e 38% no ensino secundário. Nos países de baixa renda os números são ainda piores. Em nível primário somente 20% alcançaram a igualdade entre os sexos e no secundário a taxa cai para 10%. A situação é mais crítica nas nações árabes, onde mulheres representam 60% da população que não frequenta a escola.

Para Irina Bokova, diretora-geral da Unesco, é simplesmente intolerável que as meninas estejam sendo deixadas para trás. Irina ressalta que para garotas pobres, a educação é um dos caminhos mais importantes para um futuro melhor e as ajuda a escapar de um círculo vicioso de pobreza.

A organização afirma que a igualdade de gênero precisa estar no centro das novas políticas educacionais em todo o mundo. (pulsar/revista fórum)

Faça um comentário

4 + 6 =